ÁREA DE FORMAÇÃO: RELAÇÕES NATURAIS
TEMPO ESTIMADO: 6 MESES A 1 ANO
METODOLOGIA: conversação, histórias, DVD'S, proposta, observação e participação da criança em todas as etapas do conhecimento.
JUSTIFICATIVA: A sustentabilidade é uma preocupação mundial e também uma das prioridades do CMEI VÓ ANNA. Percebemos a necessidade de conscientizar a criança de que nossas ações individuais ou coletivas de "cuidado" interferem no equilibrio da Vida no Planeta.
Com esta perspectiva, o M III pretende ampliar os conceitos de cidadania comprometida com o meio ambiente.
OBJETIVOS:
1) Observar a germinação da semente, o crescimento da raiz e o desenvolvimento da planta até a fase do plantio e da colheita.
2) Perceber as transformações do crescimento das plantas como: necessidade de ter sol para fazer a fotossíntese, a água e a terra (nutrientes para realizar a fotossíntese).
3) Refletir sobre os efeitos da ação do homem como agente transformador da paisagem.
DESENVOLVIMENTO:
* Exploramos o tema sustentabilidade dando foco a água, por meio de histórias, dvd's, conversação e participação em rodas de conversa e de forma lúdica. Aprendemos sobre o mundo que nos cerca, pela observação dos fenômenos naturais, pela exploração de elementos da natureza. Vivenciamos e valorizamos atividades de organização e preservação do uso individual e coletivo, dentro e fora da instituição. Utilizamos copos descartáveis (do lanche das crianças) e plantamos a semente nos copinhos com algodão e água. Com a utilização do algodão conseguimos, semanalmente, observar melhor a germinação da semente. Na mesma oportunidade, colocamos água, terra e um pouco do reflexo do sol para a planta absorver os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e realizar a fotossíntese.
* Para melhor entendimento, refletimos com as crianças sobre a importância das plantas e da água para as nossas vidas e sobre os efeitos da ação do homem como agente transformador da natureza.
* Num próximo momento, trabalharemos o plantio em canteiros. Uma vez na semana visitaremos o canteiro para o cultivo do mesmo, cuidando para tirar ervas daninhas e regar sempre que necessário até que a planta chegue a ponto de ser colhido.
* Seguem algumas fotos do desenvolvimento:
(em andamento)
AVALIAÇÃO:
Estamos avaliando constantemente o entendimento e a participação das crianças no projeto.
Estamos avaliando constantemente o entendimento e a participação das crianças no projeto.
BIBLIOGRAFIA:
BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer, O Mundinho Azul, Difusão Cultural do Livro, SP, 2008.
BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer, O Mundinho Azul, Difusão Cultural do Livro, SP, 2008.
Videos: WALLE e Sustentabilidade (do site You Tube)
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
ResponderExcluirAna Dombrowski
Observar a germinação de uma semente é algo encantador e as crianças aprendem muito. É uma experiência inesquecível para elas. Parabéns!
ResponderExcluir